Tuesday, May 08, 2012

Sessão (in)Formativa sobre Alimentação Vegetariana Natural, 18 de Maio de 2012, 6ªfeira, Pharol 72, Porto


Sessão (in)Formativa sobre Alimentação Vegetariana Natural
“A Alimentação Vegetariana Natural – Moda, dieta ou estilo de vida?”
18 de Maio de 2012, 6ªfeira, Pharol 72, Porto
18h30-20h00

 Somos aquilo que comemos. Sendo a alimentação tão preponderante naquilo que somos e fazemos porque é que, tantas vezes, praticamos uma alimentação tão inconsciente e descuidada? Não acaba por ser inevitável o surgimento de tantos problemas de saúde associados ao nosso estilo de vida e à alimentação inconsciente que praticamos?
Pode-se dizer que a nossa alimentação se artificializou, industrializou e tornou em larga medida negligente. Quantas vezes reflectimos verdadeiramente sobre os nossos hábitos alimentares? Até que ponto nos preocupamos verdadeiramente com a qualidade e vitalidade da nossa alimentação?
Esta sessão (in)formativa pretende sensibilizar para uma alimentação consciente e sustentável, quer ao nível socio-ambientel quer ao nível, e antes de tudo o mais, da saúde e equilíbrio do próprio indivíduo. Será alimentarmos-nos de forma equilibrada algo assim tão difícil, aborrecido e dispendioso ou, pelo contrário, um processo divertido, acessível e, antes de tudo o mais … natural? 

Alguns dos principais conceitos abordados:

-        Principais motivos para adoptar uma alimentação vegetariana

-        Diferentes tipos de vegetarianismo
           
-        Noções básicas de nutrição vegetariana

-        A alimentação natural

-        Ingredientes / condimentos básicos numa alimentação vegetariana natural

-        Dúvidas e Questões


Projecto Segredos da Horta

Segredos da Horta é um projecto que tem por finalidade a divulgação da "alimentação vegetariana" nas suas diversas vertentes: nutricional, prática e filosófica. Desenvolve-se, principalmente, pela realização de "oficinas" de formação em alimentação vegetariana. O projecto tem também por finalidade a realização de iniciativas e actividades, como por exemplo palestras, almoços e jantares, pic-nics e encontros, entre outros, com o principal objectivo de dar a conhecer e levar a experimentar a alimentação vegetariana natural.

O Formador – apresentação

Pedro Jorge Pereira, vegetariano há cerca de 13 anos, boa parte deles de forma integral (Vegan) foi cozinheiro no Restaurante Nakité, no Porto, e Daterra, em Matosinhos, tendo integrado também a Associação Cultural Casa da Horta. Actualmente tem por principal missão, tentando desmistificando preconceitos e mitos variados, divulgar a alimentação vegetariana natural junto de mais pessoas. É formador e dinamizador do projecto Segredos da Horta. Tem simultaneamente vindo a colaborar e desenvolver vários outros projectos e iniciativas na área da alimentação vegetariana natural e da educação ecológica e social.

Inscrições:

Data Limite de inscrição:
4ªfeira, 16 de Maio

Inscrições e contactos:

Pharol 72
 telefone: 225 105 054 ou 914 705 580 / 968 686 017

Número de inscrições limitado (por razões de ordem logística). Prioridade de acesso à actividade por ordem de inscrição.

Contribuição sugerida:
5,55 “hortinhas”
Mais informações sobre a actividade e o projecto Segredos da Horta
Segredos da Horta - Pedro Jorge Pereira
93 4476236

No comments: