Saturday, March 11, 2023

O mundo maravilhoso das Algas Comestíveis pela maravilhosa Gata da Mata

No dia 11 de Março de 2023 tivemos o privilégio de participar numa Oficina designada “O mundo maravilhoso das Algas Comestíveis” dinamizada pelo Projecto Gata da Mata.

O Projecto Gata da Mata desenvolve, entre outras actividades, um extraordinário trabalho no sentido de divulgar e dar a conhecer todo o imenso Universo da alimentação silvestre e “selvagem”. É de facto um Universo gigante em relação ao qual ainda revelamos um enorme desconhecimento e lacunas, o que torna esse trabalho de sensibilização ainda mais valioso e estimulante.

Podem acompanhar aqui a Gata da Mata:

https://www.facebook.com/gatadamata.porto

Um área em que essa lacuna e desconhecimento mais se expressa, não obstante as condições privilegiadas que temos para que a realidade pudesse ser outra, é justamente o Universo das Algas Marinhas.

Daí que o título da Oficina: O mundo maravilhoso das Algas Comestíveis, dificilmente poderia ser mais adequado.

Os participantes, para além de terem sido sensibilizados para todo o conjunto de problemas e condicionantes ecológicas inerentes a esse Universo, tiveram ainda a oportunidade de ficar a conhecer um pouco melhor o nosso património natural marinho e mais em concreto as suas potencialidades gastronómicas. Tiveram também a oportunidade de perceber a imensidão de potencialidades desse universo e de certeza que “saíram” desta oficina com uma enorme vontade de “explorar”, sempre de forma consciente e com respeito pelos ecossistemas marinhos, esse Maravilhoso Mundo das Algas Comestíveis.

Fica o nosso enorme agradecimento à Gata da Mata pela oportunidade e vamos certamente continuar a acompanhar o Projecto, cujos alguns dos produtos (nomeadamente algas) disponíveis para aquisição podem ser encontradas na Casa da Horta – Associação Cultural, no Centro Histórico do Porto.


Pedro J. Pereira – Segredos da Horta


#vegetarianices #vegetariano #vegetarianismo #vegetarianism #vegetarian #stopeatinganimals #paradecomerabimais #alimentacaosaudavel #alimentacaoconsciente #healthyfood #carneécrime #nãofaçasdoteuestômagoumcemitério #pratosvegetarianos #segredosdahorta #alimentaçãovegetariananatural #opcõesvegan #gatadamata #alimentaçãosilvestre #alimentaçãoconsciente #algasdoatlântico #algasmarinhas #algascomestíveis #oficinasgatadamata #elinadasalgas #praiadevilachã #costadeviladoconde


No comments: