Tuesday, February 28, 2012

Sessão (in)Formativa sobre Alimentação Vegetariana Natural , 10 de Março de 2012, Spaso Zen, Porto


Sessão (in)Formativa sobre Alimentação Vegetariana Natural

“A Alimentação Vegetariana Natural – Moda, dieta ou estilo de vida?”

10 de Março de 2012, Sábado, Spaso Zen, Porto

17h00-19h30

Somos aquilo que comemos. Sendo a alimentação tão preponderante naquilo que somos e fazemos porque é que, tantas vezes, praticamos uma alimentação tão inconsciente e descuidada? Não acaba por ser inevitável o surgimento de tantos problemas de saúde associados ao nosso estilo de vida e à alimentação inconsciente que praticamos?

Pode-se dizer que a nossa alimentação se artificializou, industrializou e tornou em larga medida negligente. Quantas vezes reflectimos verdadeiramente sobre os nossos hábitos alimentares? Até que ponto nos preocupamos verdadeiramente com a qualidade e vitalidade da nossa alimentação?

Esta sessão (in)formativa pretende sensibilizar para uma alimentação consciente e sustentável, quer ao nível socio-ambientel quer ao nível, e antes de tudo o mais, da saúde e equilíbrio do próprio indivíduo. Será alimentarmos-nos de forma equilibrada algo assim tão difícil, aborrecido e dispendioso ou, pelo contrário, um processo divertido, acessível e, antes de tudo o mais … natural?

Alguns dos principais conceitos abordados:

- Principais motivos para adoptar uma alimentação vegetariana

- Diferentes tipos de vegetarianismo

- Noções básicas de nutrição vegetariana

- A alimentação natural

- Ingredientes / condimentos básicos numa alimentação vegetariana natural

- Dúvidas e Questões


Projecto Segredos da Horta

Segredos da Horta é um projecto que tem por finalidade a divulgação da "alimentação vegetariana" nas suas diversas vertentes: nutricional, prática e filosófica. Desenvolve-se, principalmente, pela realização de "oficinas" de formação em alimentação vegetariana. O projecto tem também por finalidade a realização de iniciativas e actividades, como por exemplo palestras, almoços e jantares, pic-nics e encontros, entre outros, com o principal objectivo de dar a conhecer e levar a experimentar a alimentação vegetariana natural.


O Formador – apresentação

Pedro Jorge Pereira, vegetariano há cerca de 13 anos, boa parte deles de forma integral (Vegan) foi cozinheiro no Restaurante Nakité, no Porto, e Daterra, em Matosinhos, tendo integrado também a Associação Cultural Casa da Horta. Actualmente tem por principal missão, tentando desmistificando preconceitos e mitos variados, divulgar a alimentação vegetariana natural junto de mais pessoas. É formador e dinamizador do projecto Segredos da Horta. Tem simultaneamente vindo a colaborar e desenvolver vários outros projectos e iniciativas na área da alimentação vegetariana natural e da educação ecológica e social.


Inscrições:

Data Limite de inscrição:

5ªfeira, 8 de Março

Inscrições e contactos:

Spaso Zen

Inscrições: 226099723 ou actividades@spasozen.com

Número de inscrições limitado (por razões de ordem logística). Prioridade de acesso à actividades por ordem de inscrição.

Contribuição sugerida:

5,00 “hortinhas” (*)


(*) O montante das contribuições será doado à Associação Burricadas - Abrigo do Jumento

A Associação Para a Preservação do Burro - Burricadas é uma associação sem fins lucrativos, criada em Março de 2007 com o objectivo de preservar e de proteger o burro em Portugal, em particular na região saloia. Está sediada no Concelho de Mafra, onde foi criado o Abrigo do Jumento (AJ).

O AJ é um centro de acolhimento para burros velhos, abandonados e/ou maltratados que necessitem de ajuda ou de uma reforma merecida, após uma vida de trabalhos árduos.

Para divulgar as actividades da associação, assim como promover o uso do burro, a Burricadas organiza outras iniciativas, tais como passeios de burro para crianças e pedestres para os adultos, percorrendo os antigos trilhos e caminhos da região. Do mesmo modo, através de actividades lúdicas com crianças, caso de festas de aniversário, a Burricadas tem por objectivo sensibilizar os mais jovens para a preservação e protecção deste animal.”

Dois links on-line sobre o projecto:

www.burricadas.org - o site da Assoc. Burricadas (desactualizado)

e a página de grupo no Facebook

http://www.facebook.com/#!/groups/164852483526561/ (actualizada)

Para quem quiser apoiar a associação, mesmo sem participar necessariamente na sessão (in)formativa, os dados são:

Banco: Montepio
Titular: Assoc. para a Preservação do Burro - Burricadas
NIB: 003601209910003544937


Mais informações sobre o projecto Segredos da Horta

Segredos da Horta - Pedro Jorge Pereira

93 4476236

segredosdahorta@gmail.com

http://segredosdahorta.blogspot.com/

1 comment:

Jose Ramon Santana Vazquez said...

...traigo
sangre
de
la
tarde
herida
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...


desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ


COMPARTIENDO ILUSION
PEDRO JORGE

CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...




ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE TITANIC SIÉNTEME DE CRIADAS Y SEÑORAS, FLOR DE PASCUA ENEMIGOS PUBLICOS HÁLITO DESAYUNO CON DIAMANTES TIFÓN PULP FICTION, ESTALLIDO MAMMA MIA, TOQUE DE CANELA, STAR WARS,

José
Ramón...