Wednesday, June 15, 2011

Sessão (in)Formativa sobre Alimentação Vegetariana Natural , 29 de Junho de 2011, 4ªfeira, Restaurante Alfarroba - Porto

Sessão (in)Formativa sobre Alimentação Vegetariana Natural

29 de Junho de 2011, 4ªfeira, Restaurante Alfarroba - Porto

18h30-20h30,

contribuição: 5,00 hortas (*)

(*) 10% de desconto em mais de uma inscrição


Somos aquilo que comemos. Sendo a alimentação tão preponderante naquilo que somos e fazemos porque é que, tantas vezes, praticamos uma alimentação tão inconsciente e descuidada? Não acaba por ser inevitável o surgimento de tantos problemas de saúde associados ao nosso estilo de vida e à alimentação inconsciente que praticamos?

Pode-se dizer que a nossa alimentação se artificializou, industrializou e tornou em larga medida negligente. Quantas vezes reflectimos verdadeiramente sobre o nosso estilo alimentar? Até que ponto nos preocupamos verdadeiramente com a qualidade e vitalidade da nossa alimentação?

Esta sessão (in)formativa pretende sensibilizar para uma alimentação consicente e sustentável, quer ao nível socio-ambientel quer ao nível, e antes de tudo o mais, da saúde e equilíbrio do próprio indivíduo. Será alimentarmos-nos de forma equilibrada um exercício assim tão difícil, aborrecido e dispendioso ou, pelo contrário, um processo divertido, acessível e, antes de tudo o mais … natural?


Nota: No final da sessão provavelmente irá decorrer um jantar informal de convívio entre todos os participantes da sessão, sendo os preços das refeições os normalmente praticados no restaurante Alfarroba.


Alguns dos principais conceitos abordados:


  • Principais motivos para adoptar uma alimentação vegetariana

  • Diferentes tipos de vegetarianismo

  • Noções básicas de nutrição vegetariana

  • A alimentação natural

  • Ingredientes / condimentos básicos numa alimentação vegetariana natural

  • Dúvidas e Questões


Projecto Segredos da Horta


Segredos da Horta é um projecto que tem por finalidade a divulgação da "cozinha vegetariana" nas suas diversas vertentes: nutricional, prática e filosófica. Desenvolve-se, principalmente, pela realização de "oficinas" de formação no decorrer das quais são transmitidos conhecimentos práticos e simples de confecção e preparação de refeições vegetarianas segundo princípios básicos de uma alimentação saudável e natural. O projecto tem também por finalidade a realização de iniciativas e actividades, como por exemplo palestras, almoços e jantares, pic-nics e encontros, entre outros, com o principal objectivo de dar a conhecer e levar a experimentar a alimentação vegetariana natural.


O Formador – apresentação


Pedro Jorge Pereira, vegetariano há cerca de 12 anos, boa parte deles de forma integral (Vegan) foi cozinheiro no Restaurante Nakité, no Porto, e Daterra, em Matosinhos, tendo integrado também a Associação Cultural Casa da Horta. Actualmente tem por principal missão, desmistificando preconceitos e mitos vários, divulgar a alimentação vegetariana natural junto de mais pessoas. É formador sobretudo no projecto Segredos da Horta. Tem simultaneamente vindo a colaborar e desenvolver vários outros projectos e iniciativas na área da alimentação vegetariana natural e da educação ecológica e social.



Inscrições:


Data Limite de inscrição:

3ªfeira, 28 de Junho


Modo de inscrição:

Através da transferência do montante de contribuição, 5.00 hortas, para o nib:

0035 0091 0000 7119 9001 3 (Caixa Geral Dep.) (*)

com o envio do respectivo comprovativo para:

segredosdahorta@gmail.com


(*) no caso de não realização da sessão o valor de “sinalização” será integralmente devolvido, sendo para esse efeito útil a indicação do nib remetente


Mais informações:

Segredos da Horta - Pedro Jorge Pereira

93 4476236

segredosdahorta@gmail.com

http://segredosdahorta.blogspot.com/


Número de inscrições limitado (por razões de ordem logística). Prioridade de acesso à actividades por ordem de inscrição.

No comments: